Bahia

É o quinto estado brasileiro em extensão territorial, com um litoral sem fim e uma paisagem maravilhosa; embora haja bastante pobreza na região esta é uma das mais bonitas do país.
Historicamente importante, e com uma riqueza cultural que beira a magia, ritmos frenéticos e muita cor, a Bahia é um “must” para turistas brasileiros ou estrangeiros.
A Bahia tem quase 1000 Km de litoral com praias para todos os gostos. Canavieiras fica na Costa do Cacau, no litoral sul, uma região ainda quase inexplorada e de uma beleza tocante.

Salvador da Bahia é a terceira maior cidade do Brasil (depois de São Paulo e Rio de Janeiro) e tem a maior influência africana no país. A cidade se originou na Baía que leva seu nome (Baía de Todos os Santos) e foi fundada com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
Salvador possui o maior complexo arquitetônico barroco da América do Sul e seu centro histórico foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Originalmente construída ao longo de uma cadeia de morros, a cidade tem tem vários planos, estando assim dividida entre Cidade Alta e uma parte 60 metros mais baixa conhecida como Cidade Baixa. É ainda um importante polo internacional de comércio e negócios, por suas refinarias de petróleo e açúcar, produção de algodão e tabaco, pelo plantio de cacau e sua industrialização

Possue a maior população (75% do total) de origem africana do pais. Com isso tem uma cultura vibrante que é sentida por todos em todos os lugares na cidade. O português é falado melodiosamente e flui como o movimento das pessoas no ritmo do candomblé e da capoeira, fenômeno que pode ser observado no dia-a-dia. Tanto nas artes, como no folclore e na excelente cozinha baiana a influência africana é nítida.

No sul do estado acha-se a Costa do Descobrimento, onde fica localizada a cidade de Porto Seguro. Foi aí que a 22 de abril de 1500 o navegador português Pedro Alvares Cabral pisou pela primeira vez no Brasil. Porto Seguro praticamente nunca dorme. A pequena cidade que tem mais de 90 km de praias, que na sua maioria é protegida por bancos de corais, se definiu nos últimos tempos como um dos maiores pontos turístico do Brasil. Turistas brasileiros e,  mas cada vez mais, turistas estrangeiros, desfrutam de seu sol e suas praias.  A noite todos dançam ao ritmo da lambada que tem aqui um de seus redutos.

De balsa atravessa-se o pequeno rio até Arraial d’ Ajuda famoso nos anos de 1970 por abrigar uma comunidade hippie. Arraial, como é conhecida, tem fama internacional e guarda o charme de uma “elegante simplicidade”.
Seus 12 km de praias estão entre as mais belas do Brasil. As margens um terreno acidentado, e no mar recifes e pedras que formam piscinas naturais de águas mornas. Araçaipe, Mucupe, Pitinga e Taipe são praias que, dependendo da época, variam de cheias a desertas.  A vegetação varia do tropical (palmeiras) até a restinga, o agreste.  É ponto de encontro de gente jovem, festas e agitos. Não longe estão Trancoso, Caraiva e o Parque Nacional do Monte Pascoal, este situado numa reserva indígena.

Deixando a costa em direção ao interior a paisagem vai se transformando em montanhas, canyons. É aqui a Chapada Diamantina inóspita e bela, com quedas d’agua, cavernas e muitas lendas. Para o oeste encontram-se muitos vales, rios e planaltos que ainda não foram descobertos pelo turismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERA  OLYMPUS DIGITAL CAMERA